sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A TENSÃO DA TRANSIÇÃO


X COUTINHO
A luta continua,companheiros!


Vejo com extrema preocupação o tensionamento entre atual governo e governo eleito da Paraíba. gerado a partir do início do processo de transição. Declarações e farpas de um lado e outro. Isso não é bom pra ninguém. Numa comparação distante, é como se estivessemos numa negociação com um inquilino que fosse permanecer mais alguns dias na casa por nós adquirida. Ou seja, nesse caso quem estica a corda é quem mais tem a perder. Quem está na casa provisoriamente, do ponto de vista legal, ainda não deixou de ser o morador, mas tem pouco ou quase nenhum compromisso com o futuro. Daí a conclusão de que o novo morador deve ter a sagacidade de saber paulatinamente instalar a MUDANÇA.
Há excessos de ambos os lados. Maranhão poderia flexibilizar mais as informações, afinal não há o que se esconder e o que por ventura, houver, será "descoberto" inevitavelmente, quando janeiro chegar. Não há sentido algum em endurecer o jogo.
Por outro lado, de nada vale a tática do LEVANTE A MÃO, LEVANTE A MÃO, para tomar por "assalto" as informações governamentais. Ao sair da audiência no final da manhã desta sexta(19/11) Ricardo foi muito sensato ao dizer que até o dia 31 como manda a lei, não vai querer fazer um governo paralelo. Mas ainda precisa amenizar o discurso de desconfiança de tudo e de todos. A suspeição leva a prejulgamentos que só aumentam a tensão entre auxiliares atuais e os membros da equipe de transição do novo gorverno.

Já que o componente político ainda está efervecente entre vermelhos e laranjas, só vejo duas saídas para a crise. A primeira é inspirada no gesto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que desceu do palanque, abriu as portas para o presidente Lula, eleito em 2002 e ainda mostrou elevado espírito público ao passar a faixa de presidente. A outra, talvez seja mais simples e deve partir de Ricardo. Basta usar da habilidade ímpar de aliados como Gustavo Nogueira e o vice eleito Rômulo Gouveia para intermediar as conversações. São figuras diplomaticas e sabem como ninguém, respeitar os adversários, nessas horas de conflito, abdicando do famoso e chatérrimo partidarismo de cores.   


UM GESTO NA SEMANA DA REPUBLICA

Na coletiva que concedeu ao sair da reunião com Ricardo Coutinho, o atual governador José Maranhão foi questionado pelo simpático Padre Albeni sobre a troca de comando no Estado. Ele respondeu que tem sim a intenção de passar a faixa ao novo chefe do executivo.
São esses gestos de grandeza(que deveriam ser comuns) que tanto a Paraíba espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário