segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

POLICIA PARA QUEM PRECISA...

"Polícia para quem precisa de polícia..." Vou parafrasear o hit dos Titãs para chamar a atenção para uma situação PARADOXAL no campo da segurança pública no estado.

          Nesse primeiro mês de novo governo(ainda é cedo para cobrar tanto) muito tem se visto no cenário de violência que perdura na Paraíba, sobretudo se lembrarmos os constantes arrombamentos e explosões de bancos ou correspondentes bancários estado a dentro.

           Por outro lado, dá pra se ver nitidamente que houve um choque de gestão pelo menos no 2ºBPM em C.Grande.  Sem nenhum demétito aos comandos anteriores, mas é inegável a SENSAÇÃO de segurança que a população passou a sentir nas ruas após o dia 01 de janeiro. Era inconcebível uma cidade com mais de 400 mil habitantes, sendo a segunda mais importante do estado, contar com míseras 4(eu disse quatro) viaturas da PM para fazer o trabalho de rondas por toda a área territorial do município. Quando muito, esse número chegava a 6 viaturas nos dias de pico. Enquanto isso na capital, mais de 30 veículos estavam sempre a disposição da briosa PM e por conseguinte a serviço da sociedade. O justo e tecnicamente LÓGICO, era que Campina contasse com no mínimo a metade da logística de J.Pessoa nesse quesito.

           Ainda não tenho com precisão os novos números do 2ºBPM e também do 10º batalhão.Ocorre que sob o esse novo comando, A SENSAÇÃO uqe temos nas ruas centrais é a de que há MAIS VIATURAS e mais policiais garantindo a segurança dos cidadãos. E vejam que estamos em meio a uma chamada GREVE BRANCA, como sugere o líder Major Fábio, em função da apelidada PEC 300. Ainda assim, não consegui enxergar desmotivassão da tropa aqui na Serra da Borborema. Parece paradoxal, mas é fato.

ASSEMBLÉIA

            Os policiais civis e militares realizam amanhã (terça-feira -1/02) uma assembleia geral às 14h, na Caixa Beneficiente, no bairro do Bessa, na Capital. Na pauta está a suspensão do aumento salarial, conhecida PEC 300, concedido pelo ex-governador José Maranhão no período eleitoral de 2010 e aprovada de forma célere pela Assembleia Legislativa da Paraíba.
           O site da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba, Adepdel/PB, informa que fará uma assembleia também no mesmo dia, às 19 horas, na OAB de Campina Grande. Entre as reivindicações progressões funcionais, Pec 300, preenchimento dos cargos vagos na diretoria da ADEPDEL, entre outras. UMA GREVE NÃO ESTÁ DESCARTADA.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

OS GESTOS DA "NOVA" POLÍTICA PARAIBANA

         Dizem que política se faz com gestos. Bons ou ruins, os gestos, de fato ditam os rumos das negociações partidárias futuras ou simplesmente das ações admnistrativas do presente. Com grandes gestos, muitas vezes se obtém boas "gestões". Não faltaram "sugestões", mas só a contemporaneidade está dando os sinais dos modelos comportamentais transmutados de nossos líderes.

         Em recente entrevista ao radiofônico Correio Debate, o ex-governador Cássio Cunha Lima admitiu estar "rodrigando" menos (expressão utilizada para indicar o humor da família rodrigues que vez por outra tomava CCL de sobressalto). Depois de tantas lições políticas e sobretudo jurídicas, ele passou a tratar os inimigos ou adversários políticos de maneira mais branda. O tom mais ameno do discurso recaiu até sobre seu maior algoz: o ex-govrrnador Maranhão. Sobre este, Cássio não poupou as velhas críticas, porém, reconheceu virtudes e bem feitorias estado a fora. SERIA UM NOVO CÁSSIO?

        E os gestos gentis não páram! Fontes mais próximas revelam que na tarde da última terça (25.01), CCL ligou para o prefeito de Campina e tascou: "-E aí cabeludo como estais, tudo bem? Olha, Vené quero que você me ajude com o projeto da AACD viu..."

        Dava pra imaginar um telefonema desses num passado recente? Bom. O cabeludo também não deixou por menos. No dia seguinte anunciou na imprensa que vai sim procurar o gabinete do governador para protocolizar uma audiência com Ricardo Coutinho no próximo mês de fevereiro. No rádio, foi taxativo : "Não queremos só manter as parcerias com o estado que tinhamos no último governo. Queremos ampliá-las com o novo gestor."

        Alguém pode estar pensando que as falas recentes das duas maiores lideranças da política campinense e do estado podem ser indícios de alianças futuras. Não é por aí. Tratam-se apenas de demonstrações de espírito público mais elevado em nome da Política com "P" maiúsculo como há muito não se via nem se ouvia aqui pelas bandas tabajarinas. Isso é positivo.

         Não que as tratativas não possam indicar de modo algum fusões partidárias nos próximos embates eleitorais. Afinal em se tratando de política, tudo é possível. No entanto, a análise do discurso mais racional no momento é a do GESTO PRÓ GESTÃO.

         Espírito público é bom e toda a população gosta, exceto aquela turma do quanto pior, melhor que adora pôr lenha na fogueira e ver o circo pegar fogo. Claro, que não há bobos nesta corte suprema da política estadual, mas apesar de, por vezes estratégicos, os discursos têm coadunado com o novo momento que a Paraíba vive e com que tanto sonhávamos.





sábado, 8 de janeiro de 2011

SONHADAS FÉRIAS DE JANEIRO

Amigos leitores: Durante os próximos 12 dias ficarei no estaleiro. Dizem que jornalista descansa lendo jornal, mas vou aproveitar o período para um merecido relax. Depois de 17 anos tirando férias "AGOSTO" dos outros, ou mais ainda, junto cos "AS ÁGUAS DE MARÇO", finalmente este filho de Deus conseguiu alguns dos cobiçados dias de janeiro para curtir o sol do litoral. E como minha PRAIA é mesmo a notícia, estarei deitado numa REDE, porém, jogando a REDE pra pescar mais informações quentes da nossa política.

Prometo voltar no próximo dia 21. FUI!!!

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

AUSÊNCIA EMBLEMÁTICA

NAQUELA MESA SÓ FALTAVA ELE...
...acendam as luzes de alerta, o cabo eleitoral sumiu!


           Não é assim de alarmar tanto quanto os ferrenhos adversários têm feito, mas a ausência do ex-governador Cássio Cunha Lima na solenidade de posse do aliadíssimo Ricardo Coutinho foi emblemática.

           Principal cabo eleitoral da candidatura "girassol", Cássio foi sem dúvidas a ausência mais sentida nos rituais da cerimônia do dia primeiro. E o que isso pode significar  Claro que seria pura precipitação falar em rompimento prematuro e anunciado, mesmo considerando que a política é feita de gestos. Gestos são signos e o de sábado passado tem, lógico, a sua margem de interpretações das mais diversas. Pode não ser um sinal de indelicadeza ou rispidez por parte do ex, porém, o não comparecimento à programação de posse, segundo os mais chegados, demonstra uma certa dose de insatisfação do família Cunha Lima com os nomes recentemente anunciados por Ricardo para os cargos de 1ºescalão.

           Cássio tentou justificar a ausência num momento tão importante, pelos excessos do dia anterior(reveillon). Bom, eu teria "arranjado" outra desculpa, mais aceitável. Não que ele como homem público não tenha o direito de se "exceder", no entanto, a julgar por sua inquestionável inteligência de um estrategista político, o argumento poderia ter sido mais forte, mais plausível.

           Gente da intimidade revela que o grupo ainda não é um poço de insatisfações e ao mesmo tempo não chega no momento, a navegar num MAR DE ROSAS laranjas dos girassóis amarelos. Cássio e afins, estariam "RODRIGANDO"(expressão usada para atestar o tom temperamental dos Rodrigues) com a não indicação de alguns nomes de DNA cassista para a nova equipe de governo.

          Nesse por menor, Buba de Picuí(prefeito e pres.da FAMUP) acabou por demonstrar mais prestígio junto ao seio Ricardista neste início de jornada. Emplacou o irmão, Renam Germano, como executivo do planejamento. Ao contrário, a família Cunha Lima, só conseguiu a indicação de Ivanhoé para a VICE- presidência da junta comercial. particularmente, por tudo que foi na campanha, acho que o grupo mereceria mais. Claro que Ricardo está querendo acabar com a VELHA CULTURA POLÍTICA do toma lá da cá e assim vai eliminando privilégios e inaugurando um NOVO estilo de governo. No entanto, a atividade por mais moderna e técnica que seja em prol do bem da populção, não pode desprezar tanto assim o CRITÉRIO POLÍTICO. Talvez seja estratégia do COLETIVO. Uma estratégia que tem seus riscos. Isso é inegável.

          Como dizem alguns confrades, Cássio habituado sempre a liderar, como tem o mandato de senador sub-júdice, fica assim, na iminência de ser refém do novo comandante do estado até meados de 2014 quando teremos um outro embate. Se chegar a assumir o mandato federal, ai será outra história. CCL também dará as cartas do jogo com maior poder de barganha como sempre gostou de fazer.

           

sábado, 1 de janeiro de 2011

O PREVISTO: RICARDO ASSUME E APERTA O CINTO!


         Ricardo Vieira Coutinho, assumiu esta tarde o cargo máximo do executivo paraibano e não fugiu à linha político-administrativa que  garantiu a ele, um bom êxito nos quase 8 anos à frente da prefeitura da capital e com gigantesca popularidade.

        O novo governador foi enfático ao dizer que vai apertar os cintos da máquina estadual, ou no popular, vai "aroxar o nó".  Tudo, segundo Ricardo, em nome do enxugamento das finanças para dar um foco mais social ao mandato que se inicia.

        E quem duvidava, agora pode ficar certo. Em que pesem as alianças estratégicas com forças mais conservadoras do estado, Ricardo pelo tom do discurso, manterá um estilo progressista e austero de governar, cortando assim, privilégios e regalias históricas. Os mais antigos custam a crer que tal modelo possa emplacar bons resultados políticos nos rumos da esfera estadual, tendo em vista a cultura do clientelismo ser tão arraigada na pequenina e heróica Paraíba. Contudo, se conseguir tal feito, Coutinho sem dúvidas, entrará para a história por inaugurar um novo tempo de cultura administrativa, sem conchavos e proteções. Para muitos(inclusive aliados) parece utopia. O homem parece que começou dizendo que a eleição foi de todos os Pês aglutinados, mas o governo terá mesmo a cara de um só Pê: o P de PSB.

O RECADO DE RICARDO

Veja um trecho do ciscurso de 13 páginas lido por Ricardo na Assembléia e confira o recado direto às elites da Paraíba:

O coletivo começa a construir a muralha do PSB
 "Assumo, mas à mesa das decisões estará sentado ao meu lado, ombro a ombro, o bravo e sofrido povo paraibano e suas representações institucionais. Juntos, iremos transformar este Estado para muito melhor do que já demonstra ser potencialmente. Desse foco não irei me afastar um milímetro, sob pena de comprometer o equilíbrio necessário para atender, de forma equânime,às exigências e representações setoriais. Não podemos esquecer que uma sociedade é composta por outras esferas além das carcomidas égides das elites."

Para ver na íntegra, acesse:

                                                                                    http://www.portalcorreio.com.br/obj/11/68430.PDF


VERGONHA NO DIA DA POSSE: NA CONTRAMÃO DO "CHEFE", PRETENSO DIRETOR DE HOSPITAL LEVA PICUÍ A DESTAQUE NEGATIVO NA MÍDIA!!!

         Justo no dia em que o novo mandatário do executivo estadual tomava posse em João Pessoa, alguns futuros auxiliares davam vergonhosas demonstrações de CORONELISMO e arbitrariedade pelo interior do estado causando enorme constrangimento para o CHEFE COUTINHO. Conforme denúncia ao portal  http://www.noticiaesperancense.com.br/ que faz séria cobertura da região, um funcionário do hospital regional da minha querida Picuí no seridó/curimataú da Paraíba, ganhou de presente no pós reveillon uma demissão sumária por parte do novo diretor que ainda NEM ASSUMIU o cargo.

         Político de estilo contemporâneo e prudente quanto às últimas determinações do Ministério público, certamente o governador Ricardo tomará providências urgentes com  relação ao caso, em nome da SAÚDE do seu governo em plena fase inicial.  Afastar cargo comissionado, tudo bem, nada de anormal. Agora, demitir prestador de serviço ou qualquer que seja o profissional antes de ASSUMIR  a direção da instituição é no mínimo  ALARMANTE.   Não conheço o servidor "vítima" do abuso nem o ex-suplente de deputado que teria determinado a demissão ILEGAL, mas assim como Picuí, eu e a Paraíba devemos nos ENVERGONHAR se tal procedimento foi mesmo adotado.

CONFIRA A MATÉRIA:

Médico ainda não empossado demite funcionários do Hospital Regional de Picuí

RODOLPHO RAPHAEL / PORTAL NE
O funcionário do Hospital Regional de Picuí, Adaiano Farias Araújo que trabalha há 01 ano e 08 meses, como recepcionista, recebeu uma surpresa na agradável neste primeiro dia do ano ao ser chamado pelo diretor que ainda será empossado determinando sua Demissão.
Segundo seus colegas de trabalho Adaiano sempre trabalhou com zelo e responsabilidade com que tal função exige, com o também nunca faltou a um dia de serviço.
Hoje pela manhã o Jovem Adaiano Farias estava no seu trabalhando, e foi chamado na sala da Diretoria do Hospital, e para sua surpresa, o médico Dr. Jaime Pereira da Costa Filho (que será nomeado diretor geral do Hospital segundo especulações do “prefeito” Buba Germano e a deputada Gilma Germano), disse–lhe que não era mais pra ficar no hospital trabalhando.
Ao ser perguntado pelo jovem Adaiano sobre o motivo, Dr. Jaime que nem se quer está empossado, ou melhor nomeado,  afirmou  que  aqueles que  entraram nos anos de 2009 e 2010, teriam que sair, porque  se tratava de uma recomendação do Governador do Estado Ricardo Coutinho.
Na parte da tarde  Adaiano foi na delegacia de Picuí, e prestou um boletim de ocorrência, como também informou que  na próxima segunda feira irá procurar o Ministério Público do Municipio de Picuí.
A Equipe do Portal NE tem a Gravação desta denuncia que foi repassada pelo jovem Picuiense Adaiano Fárias.