terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O DESCOMPASSO DE JOÃO

JOÃO BATISTA. O homem que perdeu a cabeça como prêmio à vaidade vingativa de Salomé.
JOÃO DANTAS. Um homem que "perde a cabeça" pela paixão partidária ÀS VEZES INSENSATA!


           Segunda-feira, 01 de fevereiro de 2011. Uma data marcante para a nova legislatura da Câmara Campinense e, por demais significativa, na vida política de João,o suplente de LUXO. Falo do João ativista cultural, do João  escritor, teatrólogo, exímio orador e árduo defensor das manifestações populares. Falo do homem de incontáveis lutas e bravas atuações políticas no parlamento e nos palanques eleitorais. Descrevo o momento de ascenção do idealizador do Sítio São JOÃO e do PRESÉPIO VIVO DO NATAL.

          O João Dantas que conhecemos é assim: AUTÊNTICO. Fiel aos seus anseios e seus ideais. Leal aos velhos líderes e ao seu eleitorado. Nas brincadeiras de infãncia em meio aos "santinhos" dos políticos que minha tenra idade julgava "santinhos", lá estavam as fotos de João, do Fernandes e do Dantas. Elas se somavam às imagens colecionadas de Aluísio Campos, Orlando Almeida e outros nomes emblemáticos que meu pouco entendimento já fazia discernir como POLÍTICOS DECENTES.

           Longe de uma decepção com esse João conteporãneo. Não é isso. Apenas não posso esconder uma forte PREOCUPAÇÃO com o vereador de hoje. Inegávelmente, a Casa de Félix Araújo GANHA sobremaneira, com a volta do "escriba" da oposição. Sua qualidade de edil é inquestionável pela eloqüência, praxe parlamentar e poder de FOGO na tribuna. No entanto, vejo excessos na atuação de Dantas como voz quase isolada dos oposicionistas na Cãmara. Discurso incisivo SIM. VERBORRAGIA jamais.
         Fiz todo esse preâmbulo para citar mais uma declaração descabida, pejorativa, deselegante e desconexa com a realidade do jornalismo local proferida minutos antes da rápida solenidade de posse no salão azul da cãmara. Antes de ocupar oficialmente a cadeira deixada pela ex-vereadora Daniela Ribeiro, agora deputada, João já devidamente instalado em seu gabinete na última segunda-feira, fez questão de tentar constranger a equipe da TV CORREIO de C.Grande.  Diante de sua clarque(assessores,amigos e familiares que tanto admiro) o veterano parlamentar concedeu entrevista e ao final quase em "OFF", mas em alto e "BOM SOM" para a pequena e fanática platéia salpicou: "E a edição do Correio hein! Como será? Depois que passar por Helder Moura..."

          Lamentável. Ora, não há edição alguma que possa pôr palavras na boca de ninguém. Puro desconhecimento técnico. E mais: o conterrâneo Helder, não edita, só apresenta e comenta. O estilo virulento com que João trata uma emissora de TV, cujo grupo é simplesmente o maior do estado, não é nada elegante nem tão pouco, estratégico. Ele poderia ter assumido o cargo sem essa. A piada sem graça e inoportuna do ator e autor JOÃO para fazer "cena" na sua peça melodramática, bem que podia ter ficado fora do roteiro no espetáculo de estréia. Ao destilar seu veneno carregado de IRONIA contra jornalistas que servem condignamente a um sistema de comunicação com o qual, Dantas não simpatiza, ele acabou ficando mal na fita. Esqueceu-se que a TV Correio/Record, era a única no recinto a se fazer presente e a dar cobertura de um fato que para as  demais emissoras passara despercebido ou fora considerado sem a menor importãncia. Para seus admiradores, João, e para quem faz jornalismo sério, VOCÊ É IMPORTANTE SIM. Seja quando assume um cargo e brilha ou mesmo quando tem o nome de sua ONG mencionado em supostas irregularidades na distribuição de emendas do Governo Federal. Esse é o jornalismo que sabemos fazer!

           Inteligente e dono de uma invejável memória, peculiar aos poetas do repente, João poderia ter lembrado do velho MOTE de quem faz notícia com isenção e sem "PAIXÃO" e não ter perdido a métrica da compostura. O nobre vereador nunca teve sua conduta maculada por nossa equipe. Muito pelo contrário. Ele foi destaque na única TV que esteve por lá naquela tarde. Como em tantos outros momentos, foi tratado com a atenção e o respeito que lhes são devidos. Quantas vezes o Correio da Paraíba, como um todo, destacou o Sitio São João DANTAS?  Quantas foram as manchetes dedicadas ao Presépio VIVO? Jamais houve distinções de cores partidárias. Nesse enredo, o João bem que poderia ser um PEDRO com tamanhas NEGATIVAS.

           Desatualizado quanto aos novos fatos da nossa política, o nobre vereador não deve saber quem são os neo-comensais que estão à mesa dos seus SEMPRE idolatrados lideres políticos. Ou seja, atacar inpensada e gratuitamente PARTE DA IMPRENSA, caiu de MODA para os MESTRES, só não para alguns discípulos. A preocupação não se limita ao trato apaixonado que direciona aos profissionais da comunicação e por conseguinte ao público, ela se estende ao que virá por aí na tribuna. Antevejo, um  João, de novo fazendo política com ódio. ISSO NÃO É BOM. O próprio Cássio já viu que essa "técnica" é tiro pela culatra. Será engrandecedor que a Câmara tenha em João Dantas um vereador altivo, combativo e com a retórica de sempre, porém NUNCA UMA RETÓRICA IRRETOCÁVEL. Nesse caso,seu discurso merece retoques.Tanta ira contra seus algozes, só o fará menor e você, JOÃO CRISÓSTOMO MOREIRA DANTAS, é GRANDE se agir na MEDIDA. Que de agora em diante, ele seja um PARLAMENTAR e não um apaixonado/insano ELEITOR PARA LAMENTAR!

Um comentário:

  1. Morib vc eh simplesmente um jornalista de alto calibre. Parabens ao sistema correio por ter em seu "patio" um profissional cheio de qualidades.
    Sou sua Fã, te admiro!
    Parabens! Vc eh um orgulho pra nos

    ResponderExcluir