segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PRIVATIZAÇÃO. UM BICHO "PAPÃO"?

Seria redundante lembrar o carcomido discurso petista(com resquíscios dos tempos de esquerda) a cerca dos processos de privatização no país. De fato, os lulistas, inclusive Dilma Lulita Roussef, têm suas razões em alguns argumentos, porém demonstram um pensamento retrógrado e desnecessariamente receioso quando tratam o tema, sobretudo em época eleitoral.
Em todo o país, há grandes exemplos de experiências bem sucedidas com estattais que foram privatizadas.
Não consigo enxergar nem um vilão tão voraz e agressivo na prática tucana das privatizações. Lembro que na época, os xiitas chamavam até de entreguismo, quando na verdade, a venda de alguns monstrengos da pátria, acabou trazendo mais solidez e sobrivivência a essas empresas. Defendo que em determinadas áreas o conceito gerencial da iniciativa privada pode ser um grande paradigma para o setor público.
Só não defendo uma "medida desmedida". Ou seja, privatização tem que ser acompanhada no durante e no depois. Governo que privatiza, na minha opinião deve ficar obrigado a acompanhar e fiscalizar os supostos abusos e desmandos dos novos acionistas.

CONTRAPONTO

          A jornalista Roseane Meneses(internauta das mais assíduas e atentas) leu o post e me fez uma contra-argumentação bem pertinente por email. Ela relembra casos famosos da era FHC como o da Telebrás em que  o governo usava a mídia para vender a falsa idéia que as estatais estavam  quebradas. Algumas delas na verdade, apresentavam lucros de até 250 %. Determinadas negociações pautaram os valores das nossas empresas por "preço de banana".

RÉPLICA

         Muito oportuno ler informações de tamanha valia para o nosso blog. Só quero deixar claro que não defendo a privatização de empresas com boa saúde financeira. Apenas ressalto que certas estattais,considerando a situação que enfrentam, não tem o menor sentido de continuarem a ser geridas pelo estado. Por isso digo melhor:  PRIVATIZAÇÃO NEM É A FADINHA QUE FHC PINTOU, NEM O BICHO PAPÃO CRIADO POR SETORES DO PT. Cada caso tem as suas especificidades.

PS. Obrigado Roseane, pela participação sempre muito bem vinda ao estímulo de boas e saudáveis discussões para os nossos internautas.

PARAIBANO ARRETADO 

Causou polêmica a entrevista do ex-ministro de FHC, Mailson da Nóbrega semana passada em Cajazeiras. O renomado economista paraibano não ficou em cima do muro quando questionado sobre uma possivel venda da CAGEPA.
"Acho que a compahia deve ser privatizada, já que não demonstra mais viabilidade financeira."
Mailson de certa forma, está correto ao defender a idéia que já foi lembrada nos bastidores de governo Cássio, no Maranhão III e recentemente na campanha eleitoral. Nossos políticos fogem desse asunto como o diabo foge da cruz(sem nenhum duplo sentido, por favor!).
Basta que lembremos o caso da CELB/ SAELPA E DO PARAIBAN negociadas em meio a muitos protestos. Alguém tem dúvidas de que os serviços das velhas estatais melhoraram? Bom, se a questão está mo receio de super-reajuste nas tafiras, o governo tem sim, em contrato, formas legais de regular esse processo. Tanto, que no caso das concessionárias de energia elétrica os valores não se tornaram exorbitantes e a qualidade do serviço está ANOS LUZ melhor que antes.

EXEMPLO CLARO


Diário da Borborema 23.11
       Na manhã de hoje(22.11) um grupo de quase 40 agricultores invadiu a sede ecntral da Cagepa em Campina Grande. Eles ocuparam o estacionamento da empresa (foto do DB) em busca de solução para o não abastecimento d'água em alguns sítios da zona rural do município.
       De acordo com os manifestantes, há vários meses não chega água nas torneiras dos sítios Lucas, Monte Alegre e nos distritos de São José da Mata e Catolé de Boa Vista.
     Os moradores dessas regiões vinha comprando água de caminhões pipa para o consumo diário e ainda assim, argumentam que pagavam as contas da Cagepa em dia.
             A compahia, por sua vez, se defende atribuindo o problema à ação do desvio irregular da água de Boqueirão com os chamados "gatos". Independente da causa, a comunidade precisa de uma solução urgente.

2 comentários:

  1. Grande Morib parabéns pela coragem de adentrar mais profundamente na área política (área que aliás tem me atraído muito nos últimos tempos. Falta-me ainda competência (mais conhecimento) para escrever sobre ela. Tenho certeza e tomando como base sua trajetória profissional sempre marcada pelo sucesso certamente se dará muito bem nesse novo desafio. Além do mais és um jornalista sério. Vá em frente.
    Em tempo: como estou fora da mídia não entendi o "radialista cassado" no seu perfil.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Grande Morib! Obrigado por sua gentileza, companheiro. Foi bom ter descoberto teu blog. Um forte abraço. Lenildo

    ResponderExcluir